02 October 2006

Acentos no Openoffice

O OpenOffice, sabe se lá porque, só deixa acentuar se você setar a variável LC_ALL para pt_BR. Se você não dá bola se todas as mensagens internas do seu linux ficarem em portuga (argh), edite o /etc/profile e onde diz LC_ALL=POSIX, mude para LC_ALL=pt_BR.

Agora.... se você é um ser humano normal e acha as mensagens internas do linux em português é algo bastante incômodo, você pode chamar o LC_ALL apenas antes de cada aplicativo do openoffice. Por exemplo:
	# LC_ALL=pt_BR /usr/bin/oowriter2

Você pode criar um sh para isso, ou modificar o atalho do seu aplicativo office, ou simplesmente crie um alias, por exemplo:
	alias oowriter2="LC_ALL=pt_BR /usr/bin/oowriter2"

4 comments:

  1. Peter Parker21.11.06

    Por que um ser humano normal gostaria de acentuar alguma coisa?
    O alfabeto inglês não tem acento...
    E outra, por que esta dica está em português, linguagem de seres inferiores?
    Seres superiores não deveriam se importar com seres inferiores.

    ReplyDelete
  2. Um "ser humano normal" é profissional, trabalha e escreve documentações, e documentações são acentuadas e normalmente o cliente quer em português.
    Superior? Superior em que? Se voce vende um produto para um cliente que fala portugues, voce VAI escrever uma documentação bem acentuadinha pra ele senão tu morre de fome.

    Muleque que usa linux e se acha o foda é a coisa mais ridicula que existe.

    ReplyDelete
  3. Detalhe que o "Peter Parker" abobado ainda fala mal de acentos e escreve tudo bem acentuadinho né. Acho que entendi quando ele fala de seres inferiores, ele deve ter algum tipo de complexo de inferioridade :P

    ReplyDelete
  4. omestredd35.3.07

    Acho que o "Peter Parker" estava sendo sarcástico....

    ReplyDelete